dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Irrigação e Pulverização  
Características da Fertirrigação
A prática da fertirrigação é difundida em todo o mundo, desde regiões áridas até regiões chuvosas com intensa perda de sais por lixiviação
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Netafim
22/01/2010

A fertirrigação consiste, de modo geral, na aplicação de fertilizantes juntamente com a água destinada a irrigação, isto é, os adubos minerais ou orgânicos são dissolvidos em água para formar uma “calda”, a qual é aplicada no momento da irrigação.

A prática da fertirrigação é difundida em todo o mundo, desde regiões áridas até regiões chuvosas com intensa perda de sais por lixiviação. A adoção da irrigação por gotejamento, além de garantir um suprimento adequado de água a planta, é também um veiculo prático para a aplicação de fertilizantes e defensivos agricolas – a quimigação.

No sistema de fertirrigação por gotejamento, os nutrientes diluídos na água são aplicados de forma a infiltrar no solo, predominando a absorção radicular e não foliar. Nesse sentido, o conhecimento do comportamento dos nutrientes no solo, com relação à sua mobilidade, e a exigência da cultura durante o ciclo são fatores importantes a considerar no manejo dos fertilizantes.

Para a realização dessa prática, devemos tomar alguns cuidados quanto a fonte de fertilizantes, sendo necessário conhecer a sua solubilidade, compatibilidade e salinidade dos mesmos.

A aplicação de nitrogênio e potássio via água de irrigação, geralmente, não apresenta problemas, podendo ser utilizados em qualquer sistema de irrigação, sob as formas: uréia, nitrato ou sulfato de amônio como fonte de nitrogênio e cloreto de potássio branco como fonte de potássio. As fontes de fósforo solúveis são muito mais eficazes em pequenas e frequentes aplicações, utilizando-se produtos como o MAP purificado e ácido fosfórico. Também a aplicacação de micronutrientes via fertirrigação é viável, utilizando-se sais ou quelatos como fontes destes micro elementos.

 "A prática da fertirrigação é difundida em todo o mundo, desde regiões áridas até regiões chuvosas."

Daniel Pedroso

É fundamental observar a compatibilidade das fontes usadas no preparo da calda a injetar ou misturas de adubos líquidos, alguns fertilizantes podem conter sais em sua fórmula que reagem com os contidos em outro, podendo formar precipitados e consequentemente podendo causar entupimentos dos emissores e perda de garantia do sistema.
Para que os benefícios da fertirrigação sejam obtidos os seguintes passos devem ser seguidos rigorosamente:

a)Definição da quantidade de nutrientes e parcelamento, um engenheiro agrônomo deve ser consultado para definir as quantidades de nutrientes que a planta necessita bem como sua distribuição ao longo de suas distintas fases fenológicas;

b)Compatibilidade entre fertilizantes, é fundamental observar a compatibilidade das fontes usadas no preparo da calda a injetar ou misturas de adubos líquidos;

c)Solubilidade dos Fertilizantes, para cada fertilizante há uma quantidade máxima que pode ser dissolvida em um determinado volume de água o qual não pode ser ultrapassado.

d)Início da Fertirrigação, realizar a injeção do fertilizante somente após o sistema de irrigação estar pressurizado, válvula ou registro do setor abertos e pressão no cabeçal de controle dentro da estabelecida no projeto.

e)Fim da Fertirrigação e Tempo de Avanço, após a injeção de toda a solução preparada para o setor e fim da fertirrigação, manter o sistema de irrigação funcionando neste setor por um determinado tempo, é o tempo de avanço.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Irrigação e Pulverização - Artigos já Publicados

AgroPlan
Irrigação do eucalipto logo após o plantio
07/04/2011

AgroPlan - UFV
Tecnologia simples para o manejo da irrigação
24/11/2010

Netafim
Floresta irrigada
07/06/2010

Netafim
Manejos e práticas agrícolas em Citrus
17/05/2010

Netafim
Cana-de-açúcar irrigada por gotejamento
14/04/2010

Netafim
Nutrirrigação com a cultura do café
19/03/2010

Netafim
Fertirrigação via Gotejamento
09/02/2010

Netafim
Características da Irrigação por Gotejamento
12/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada